Palestrantes
Sandro Henrique Trovão

Advogado, Consultor Jurídico do Sinduscon/PR-NOR e Sócio Proprietário da Fabrilo Rosa & Trovão Advogados Associados.
Membro do Conselho Jurídico da CBIC e da Comissão de Direito Imobiliário da OAB Maringá-PR. 
Especialista em Direito Processual Civil.
 
 
Saulo Suassuna Fernandes Filho

CEO-Founder da Molegolar: Habitação Resiliente, Diretor Comercial e membro do conselho da Suassuna Fernandes Engenharia e Presidente da Nova Urbanismo.
Formado em Engenheira Civil na Escola Politécnica de Pernambuco - UPE e em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Ciências Humanas - Esuda e MBA em Gestão Empresarial pela Cedepe Business School.
Realizou os cursos:
"Smart Cities" no Massachusetts Institute of Technology - MIT, "Walkable City" e "Sustainables Cities" em Harvard, "Design Thinking and The Art of Innovation" em Stanford e "Placemaking" Seminar na University of Miami.
Membro do conselho de administração da Adit Brasil.
 
 
Rodrigo de Pinho Bertoccelli

Sócio do Felsberg Advogados. Ex-Secretário da Coordenação de Saneamento do Conselho Federal da OAB. Coordenador da Comissão de Meio Ambiente, Logística e Desenvolvimento Sustentável da OAB/SP. Professor e especialista em infraestrutura.

 
 
Carolina Galvão de Freitas Fidelis

Graduada em engenharia civil em 2006 pela UFMG, e pós-graduada nos cursos de Especialização em engenharia de estruturas pela UFMG e MBA em Gestão de Projetos pelo IBMEC. Atuou em implantação de projetos industriais de grande porte por 5 anos na Vale e atua a 3 anos na área técnica de Desenvolvimento de Engenharia de Projetos Ferrosos, Logística e Carvão.

 
 
Liliam Araújo

Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009) na área de Construção Civil, linha de pesquisa: Sustentabilidade e desempenho; especialização MBA Gestão Ambiental pela Faculdade Brasileira (2006); Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Brasileira (2004); Diretora Técnica da Naturalmente; Experiência em projetos de arquitetura desenvolvidos em Plataforma BIM com ênfase em 6D e 7D, avaliação de Desempenho de edifícios, simulações computacionais de desempenho, plano de gestão de manutenção; Experiência acadêmica como professor de pós graduação em Desempenho Térmico e eficiência energética, tendo escrito capítulo com o mesmo nome da disciplina do livro Gerenciamento de obras, Qualidade e desempenho da Construção Civil, do Curso de Pós Graduação com o mesmo nome do Livro pelo IPOG.  Atualmente professora da Pós Graduação MBA em Gerenciamento da Construção Civil com Enfoque na Plataforma BIM do ESB das disciplinas Gestão de Facilidades II (BIM 6D) e Módulo 17 "Sustentabilidade nas Cidades e Edificações (avaliação energética BIM 7D).

Consultora da COMAT SINDUSCON-ES, com ênfase nas normas NBR 14037 e NBR 5674 e NBR 15575.

Prêmios: internacional Petrobras SMS em 2009, Prêmio Tião Sá na categoria pesquisa ambiental (Prefeitura de Vitória) e IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil) na categoria projeto de arquitetura. Prêmio Nacional Responsabilidade sócio ambiental CBIC 2011.

Publicações e palestras em eventos científicos nacionais e internacionais com tema Construção Sustentável e edifícios de alto desempenho.
 
 
Cel. Washington Gultenberg de Moura Luke

Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN/RJ). Engenheiro de Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia (IME/RJ). MBA em Governança Corporativa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/DF). Mestre em Estruturas e Construção Civil pela Universidade de Brasília (UnB/DF). Professor de cursos preparatórios para Perito de Engenharia Civil em Brasília. Professor universitário de Curso de Licenciatura em Matemática em João Pessoa/PB. Professor do Curso de Pós-Graduação para Projetos de Infraestrutura utilizando a plataforma BIM em Brasília. Atuou como Engenheiro responsável pelo acompanhamento e execução das obras de canais e barragens do Projeto de Transposição do Rio São Francisco, a cargo do Exército Brasileiro, nos Eixos Norte e Leste. Chefe da Seção de Projetos da Diretoria de Obras Militares do Exército Brasileiro onde também trabalhou como BIM Manager, responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para integração de projetos de arquitetura/engenharia estrutural e de instalações. Exerceu o cargo de Diretor de Incorporação na Secretaria do Patrimônio da União, órgão do Ministério do Planejamento. Atualmente, trabalha como Assessor Especial do Departamento de Engenharia e Construção (DEC) do Exército Brasileiro. Também, é representante do Ministério da Defesa como membro titular do Grupo de Apoio Técnico de implementação do BIM no Governo Federal.
 
 
Leandro Francischetti

Engenheiro Civil formado pela Escola Politécnica de São Paulo (Poli-USP), atua no desenvolvimento tecnológico da Tarjab desde 2011, e hoje é gerente dos departamentos de Desenvolvimento Tecnológico, Assistência Técnica e Suprimentos da empresa.

 
 
Hugo Tavares

Arquiteto e Urbanista graduado pela UFES 2012/2.

Conselheiro BIM da Comissão de Materiais e Tecnologias do Sinduscon-ES. Atua na área projetos em BIM desde 2009, sócio da SHM27 Arquitetura e Engenharia. Coordena projetos em BIM de todas as disciplinas, além de atuar em desenvolvimento de metodologias e soluções para integração dos modelos com orçamento, planejamento e obra para construtoras.

 
 
Charles Schramm

Sócio-líder do Centro de Excelência de Cidades da KPMG no Brasil. Charles ingressou na KPMG em 2011 e tem atuado na assessoria de planejamento estratégico, em projetos estruturados, PPP, concessões e assessoria na captação de recursos. De 2006 a 2011, Charles chefiou a Unidade de PPP do Estado do Rio Grande do Sul. Atuou na estruturação de projetos de concessão no governo, na área de Operações Internacionais e Project Finance em uma instituição financeira e como consultor de novos negócios. Possui experiência em Project Finance, captação de recursos e análise de viabilidade econômico-financeira de projetos de infraestrutura. Charles coordenou a estruturação de diversos projetos de PPP e concessão, com destaque para os setores de saneamento, transportes, educação, iluminação pública e empreendimentos Green Field.
 
 
Alexandre Lopes

CEO da Aviva Ambiental, Alexandre Lopes é formado em engenheira química, com especialização em engenharia de saneamento básico pela Faculdade de Saúde Pública da USP e em gestão empresarial pela FGV. Foi diretor de operações da Enops Engenharia e desde 2015 preside o SINDCON - Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto.
 
 
Fábio Sertori

Fabio Sertori possui experiência relevante prestando consultoria jurídica a clientes públicos e privados na área de infraestrutura, notadamente na estruturação de projetos de Concessão e Parcerias Público-Privadas, contratos públicos e regulação específica de setores de infraestrutura (como saneamento, portos e aeroportos).
 
 
Luiz Felipe Pinto Lima Graziano

Sócio no Giamundo Neto Advogados e atua no direito empresarial relacionado à infraestrutura. Atuou por 15 anos em departamentos jurídicos de grandes empresas de infraestrutura. Publicou diversos artigos e participou de palestras sobre temas relacionados à infraestrutura, com ênfase em saneamento básico. Foi vice-presidente da Coordenação de Saneamento Básico do Conselho Federal da OAB (Gestão 2013 / 2016), Coordenador do Comitê Jurídico da ABCON – Associação Brasileira das Concessionárias Privadas dos Serviços Públicos de Água e Esgoto (de janeiro de 2013 até janeiro de 2016). Foi Diretor de Relações Institucionais (julho de 2015 / julho de 2017) e é membro fundador do IBDEE - Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial. É membro da Comissão de Saneamento Básico do IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo (nomeado em 08/10/2014).
 
 
Ícaro Gomes

Engenheiro pela UCSAL, com MBA em Gestão de projetos pela FGV e em Gestão de Ativos de Saneamento pela Trevisan. Executivo em Ativos de Saneamento e Meio Ambiente – Gestão de Contratos de Concessão e PPPs, Executivo em Mercados Regulados e Consultor em Projetos de Infraestrutura.